sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um retrato do abandono!

Bem amigos, venho através desse, reiterar o que eu falei no primeiro post desse blog: o abandono do recife antigo.

Quem é mais velho, deve lembrar de como o bairro do recife antigo era cheio de vida, com vários bares e restaurantes, um lugar realmente bom para uma família passear, comprar artesanato na feira do "Domingo na Rua", visitar a torre Malakoff ou tirar fotos no Marco Zero. Podia-se tirar fotos das construções seculares e das paisagens que remetem ao passado do local. 

Entretanto, se uma pessoa que viu o local há 20 anos atrás o visse atualmente, dificilmente acreditaria no que estaria olhando. As famílias deram lugar a consumidores de drogas e traficantes, não se pode tirar foto sem ter o medo de que poderá ser assaltado a qualquer momento. Realmente se trata de um local que se tornou bastante violento, e não é difícil de se ter notícias reais de tais fatos, basta procurar na internet que se encontra bastante matérias e vídeos a respeito disso. 

E o que aconteceu com a feira do domingo na rua? Até agora, a feira ainda continua lá, mas divide espaço com crianças de rua e mendigos, o que termina afugentando os turistas, que temem pela sua segurança e termina evitando de frequentar o local, e com isso quem mais perde são os artesãos e a cultura local.

Infelizmente, o recife antigo só é lembrado nas épocas festivas, o que leva a população crer que lá é um local bastante vigiado pelos PMs e bastante limpo e organizado. Porém, basta ir numa segunda feira ou terça e você se pergunta "cadê aquele recife antigo que eu vi no carnaval?". Pois é amigos, vamos abrir o olho e solicitar que a administração pública tenha olhos para o recife antigo também, pois se esse lugar se degradar por completo, todos nós perderemos uma grande parte de nossa cultura.


sábado, 24 de setembro de 2011

Pernambuco: Artesanato do litoral ao sertão


Do Litoral ao Sertão, o artesanato de Pernambuco se apresenta nas mais diversas formas e revela a criatividade e o dom de nossos artesãos. De suas mãos habilidosas, materiais rústicos, como a madeira, se transformam em brinquedos e mamulengos que caracterizam a produção artesanal da Zona da Mata. A partir da umburana, os artesãos produzem esculturas sacras e imprimem poesia através das xilogravuras.



A cerâmica está presente em todas as regiões do Estado em peças figurativas e decorativas, que vão do sagrado ao profano. Mas foram os trabalhos produzidos no Alto do Moura, em Caruaru, que deram reconhecimento internacional ao artesanato pernambucano. Com maestria e talento, Mestre Vitalino e Zé Caboclo eternizaram através do barro os personagens e temas caros ao imaginário popular. O Agreste ainda nos reserva a delicadeza da renda renascença, importante fonte de receita para as artesãs de Pesqueira. O bordado dessas mulheres se transforma em roupas e peças utilitárias que já viraram produto exportação.


Na paisagem árida do Sertão, quem dita a moda é o couro por ser um material resistente. Além da indumentária clássica do vaqueiro (chapéu, gibão, perneira, bota e luva), o couro também é utilizado na confecção de roupas e calçados femininos e na produção de peças utilitárias. A presença desse material na vida sertaneja é tão forte que até foi criado um espaço em homenagem a essa matéria-prima. A maioria do artesanato de Pernambuco pode ser encontrada em ateliês, lojas e espaços culturais dos municípios cortados pela BR 232, espinha dorsal do Estado. Após o sucesso do guia gastronômico e dando continuidade às nossas atividades de interiorização do turismo, é com muita satisfação que lançamos, em parceria com a Folha de Pernambuco, o Guia de Artesanato Rota 232. Esperamos que os leitores desvendem toda riqueza e variedade de nosso artesanato.




Texto retirado do site: 
http://projetorota232.com.br/

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Faça do artesanato uma fonte de renda extra!

Você está precisando de um dinheiro extra e não sabe mais o que fazer? O primeiro e fundamental passo é saber qual é sua vocação: tem facilidade com trabalhos manuais? é criativo? é extrovertido? O artesanato requer essas 3 habilidades, mas varia a intensidade de cada um, dependendo do tipo de artesanato. Para o primeiro tipo de vocação, o ideal é tentar fazer esculturas de madeira e bonecos de argila. Já o segundo é mais voltado para o reaproveitamento de materiais ou para bijouterias/moda. O último é para artesanato que tenha contato com o público, como a pintura de caricaturas e quadros.


Para fazer artesanato com argila, precisa-se de poucos materiais, e que se resuma a um bloco de argila, um copo de água para umedecer a mão, uma base de madeira e instrumentos que sirvam para esculpir a argila, como palito de dente, faca, garfo, entre outros, e um pouco de dedicação. Depois de feito, ele pode ser vendido com uma boa margem de lucro, tendo em vista o preço das matérias primas.


Já a bijuteria, requer um pouco mais de investimento inicial, e uma boa dose de dedicação. Para fazer uma boa bijuteria é necessário vários tipos de ferramentas, como alicates e máquinas de cola quente. Fora isso, é preciso vários tipos de matéria prima, como: missanga, madre pérola, bolinhas de madeira, argolas de metal, etc. A parte da dedicação refere-se que o artesão tem que estar antenado com a moda, para que o negócio seja rentável. Estima-se que a bijuteria tenha uma excelente margem de lucro.


O artesanato preferido pelos extrovertidos é aquele que envolva tudo, menos ficar trancafiado em um ateliê. Então a dica do artesanato recife é: trabalhe na rua e se divirta também. Saia para pontos turisticos com quadros brancos, pincéis, tintas e bom humor, e cative seus clientes! Os turistas adoram esse tipo de arte!

Essas dicas são fundamentais, e partem de pessoas que vivem de artesanato, que já provaram por A + B que viver de sua vocação é possível! Então, para as pessoas que estão com dificuldades financeiras, transforme seu tempo livre em uma renda complementar, e o melhor: se distraindo e divertindo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Relembrando a nossa infância...

Um amigo me sugeriu, então o post de hoje é para relembrar a nossa infância(década de 90). Quem não se lembra de como nos brincávamos? não havia: internet wireless, computadores de última geração, entre outras coisas que existem hoje e não existia naquela época. Nós costumávamos brincar com bolinhas de gude, peão, estilingue... E falando em estilingue, a dica do artesanato recife de hoje é um tutorial de como fazê-lo, encontrado no youtube, conforme link abaixo. Por favor não repare nos erros de português, pois o vídeo não foi  feito por mim, então não tenho como corrigi-lo.


Não deixem de deixar suas sugestões para os próximos posts, o Artesanato Recife agradece.
   

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Feira de artesanato na UFPE

Saindo da aula hoje, me deparo com uma interessante feira de artesanato que está ocorrendo na frente do CCSA. Perguntei a uma expositora qual era o horário de funcionamento e até quando a feira iria ficar lá, e ela me disse que seria das 8h às 21h e que ficaria lá até a sexta(16/09).




Encontrei vários artigos de artesanato, como: bolsas, bijouterias, doces e roupas. Todos os artesanatos são de excelente qualidade e com um diferencial: ser único, por ser feito manualmente. Aproveitando que estava lá, não resisti e comprei uma trufa de chocolate que estava muito boa, tanto que tirei uma foto do estande da artesã:

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Seja criativo!

Navegando pelo youtube encontrei um vídeo no mínimo interessante, pois mostra quanta criatividade e habilidades manuais são requeridas pelo artesanato.
Se engana que pensa que artesanato se restringem a esculturas e renda. Ele é bem mais amplo, e engloba bijouterias, roupas e até bolsas, desde que sejam feitas manualmente.

Então que tal pegar coisas que estão guardadas no armário e fazer algo "novo" e útil?

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Um protesto em prol do Recife Antigo

Boa noite pessoal,

Conforme eu falei no primeiro post, vim mostrar um vídeo que mostra a atual degradação do recife antigo, um dos centros culturais mais importantes do recife antigo.



Após a visualização desse vídeo, vejam o motivo real da minha preocupação: A feira do recife antigo, que ocorre aos domingos de 14h às 20h, corre o risco de ser fechada. Isso é um fato real, pois como diversos bares e lojas que fecharam no recife antigo, ela também corre o risco de ser extinta, principalmente pela invasão do tráfico de drogas, que afugenta visitantes e artesãos.