sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um retrato do abandono!

Bem amigos, venho através desse, reiterar o que eu falei no primeiro post desse blog: o abandono do recife antigo.

Quem é mais velho, deve lembrar de como o bairro do recife antigo era cheio de vida, com vários bares e restaurantes, um lugar realmente bom para uma família passear, comprar artesanato na feira do "Domingo na Rua", visitar a torre Malakoff ou tirar fotos no Marco Zero. Podia-se tirar fotos das construções seculares e das paisagens que remetem ao passado do local. 

Entretanto, se uma pessoa que viu o local há 20 anos atrás o visse atualmente, dificilmente acreditaria no que estaria olhando. As famílias deram lugar a consumidores de drogas e traficantes, não se pode tirar foto sem ter o medo de que poderá ser assaltado a qualquer momento. Realmente se trata de um local que se tornou bastante violento, e não é difícil de se ter notícias reais de tais fatos, basta procurar na internet que se encontra bastante matérias e vídeos a respeito disso. 

E o que aconteceu com a feira do domingo na rua? Até agora, a feira ainda continua lá, mas divide espaço com crianças de rua e mendigos, o que termina afugentando os turistas, que temem pela sua segurança e termina evitando de frequentar o local, e com isso quem mais perde são os artesãos e a cultura local.

Infelizmente, o recife antigo só é lembrado nas épocas festivas, o que leva a população crer que lá é um local bastante vigiado pelos PMs e bastante limpo e organizado. Porém, basta ir numa segunda feira ou terça e você se pergunta "cadê aquele recife antigo que eu vi no carnaval?". Pois é amigos, vamos abrir o olho e solicitar que a administração pública tenha olhos para o recife antigo também, pois se esse lugar se degradar por completo, todos nós perderemos uma grande parte de nossa cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário